Reformas dos anos 90
e as novas abordagens de intervenção social (Pedro Hespanha)
- Sociedades de risco: maior modernização e maior
insegurança.
- As oportunidades da globalização, dependem: recursos
disponíveis e recursos repartidos de maneira desigual.
- Crise do sistema de emprego: Globalização, reestruturação
industrial, envelhecimento demográfico e maiores encargos para proteção social.
- diminuição do emprego industrial + aumento do emprego
flexível = maior desemprego de longa duração e maiores empregos precários.
- Estabilidade econômica por redução de custos salariais:
liberalização dos mercados de trabalho, redução dos direitos laborais e
desvinculação dos salários a ganhos de produtividade > geram maiores
desigualdades sociais.
- É necessária a mudança de políticas indenizatórias para políticas
de inserção.
- Políticas sociais de inserção: corte na ideia do Estado
Paternalista; responsabilização do ator pelo seu próprio futuro alinhado com a
obrigação do Estado fornecer os meios de segurança e bem-estar para toda a
sociedade (Cidadão ator é diferente de Cidadão assistido); Políticas de
construção.
- Combate a passividade e ao fatalismo.
The role of criticismo
in the dynamics of capitalismo (Boltanski e Chiapello)
- Referências sobre o capitalismo:
1960 até
fins 1970: puro marxismo
1970 a
1985: declínio
1985 a
1995: ignorado
- Teoria da mudança: refuta o fatalismo material (além do
que as pessoas fazem, quais as razões?); não teológico (modelo dialético
baseado na conflitualidade – capitalismo x crítica do capitalismo); incompleto
(o capitalismo desenvolve-se de acordo com as suas críticas).
- Capitalismo: Menor esforço (por meios pacíficos alcança a
maior acumulação); cresce pela circulação e perpetuação; competição (transação
entre compradores e vendedores); assalariado (venda de mão-de-obra é diferente
do produto).
- Espírito do capitalismo (ideologia que justifica e torna o
capitalismo atrativo): 1. Constrangimento ao processo de acumulação; 2. Cria normativas
para a ordem social.
- Críticas: Social: um mundo de estímulo ao individualismo
em detrimento a solidariedade; movimento dos trabalhadores. Artística (outras
formas de capitalismo): liberação e autonomia, singularidade e autenticidade
individual.
- Justificação para a reinvenção do capitalismo: Econômicos –
não existe progresso sem tecnologia e economia; eficiência e eficácia do
mercado; defesa das liberdades individuais -, Modelos que podem ser seguidos –
estimulação = liberação; segurança própria e dos filhos; equidade (justiça e
bem comum).
- Motivos para alteração do capitalismo em 1930: reação a
crise econômica, criticismo social para formulação do Estado Providência;
- Alteração do K em 1970: recuperação da economia
(criticismo artístico), individualização e crise da governabilidade.
-“O capitalismo adota os sistemas de valores do inimigo para
poder sobreviver.”
- Crise de 1930:
Corporativismo
pós-guerra (organização tradicional) x Tecnocracia (organização científica)
Doutrina
corporativa (interesse coletivo > mercado)
Oposição ao
mercado e ao marxismo por destruírem a solidariedade
Restaurar a
ordem social e a harmonia com as organizações de negócio.
Da Ágora ao Mercado (Zygmund
Baumann)
- Ágora: espalho público e de representação; propósito de
coordenação entre o público e o privado; justamente a variação que existe entre
a coordenação dos interesses públicos e privados que se percebe a democracia.
(há várias democracias!)
- Democracia representativa = discussão deslocada para legitimação da opressão.
- Condições para credenciais democráticas: poder discordar, alcançar a audiência pretendida e abandonar o local.
- A exploração do mercado precisa da ação do Estado.
- Estado social = arranjo contra a privatização (exército de reserva). Princípio da comunidade endossada é um seguro coletivo que transmuta a regra do egoísmo (desconfiança e suspeita) para a regra da igualdade (confiança e solidariedade).
- A sociedade é um bem comum que atua na proteção contra o tríplice veneno (silenciamento, exclusão e humilhação).
- O aumento da individualidade e busca do bem-estar individual coloca em descrédito a democracia representativa.
- Maior Medo = Maior Insegurança
- Risco da democracia: Proteger o social dos medos ao invés de proteger a utilidade social dos cidadãos; fadiga da liberdade para os outros.
- Como o local influencia o global, inexiste a democracia local.
Uma Requiem para o comunismo (Zygmund Bauman)
- Comunismo, sólido/moderno: resposta às fragilidades dos laços e aumento do mercado.
- Projeto da modernidade: reação a decadência das estruturas e reformulação dos laços sólidos.
- Duplo pecado do K: Esbanjamento (produção excedente) e Injustiça (maior exploração)
- Direito a propriedade privada da produção coloca a lógica da produção maior que a lógica da satisfação.
- Inexiste a revolução proletária porque a satisfação dos trabalhadores está dentro da lótica do K. O suborno da burguesia trabalhadora a inexistência da consciência impossibilitam a revolução a partir dos trabalhadores.
- Comunismo (Lênin) é o atalho para a revolução: sentença de morte à solidariedade humana; cortar quem não se encaixa; pleno controle do destino; ascensão da modernidade sólida.
- A modernidade líquida matou o comunismo. (desejos infinitos e redes sociais)
- O projeto do comunismo não foi implementado. Há a morte do comunismo?
- Democracia representativa = discussão deslocada para legitimação da opressão.
- Condições para credenciais democráticas: poder discordar, alcançar a audiência pretendida e abandonar o local.
- A exploração do mercado precisa da ação do Estado.
- Estado social = arranjo contra a privatização (exército de reserva). Princípio da comunidade endossada é um seguro coletivo que transmuta a regra do egoísmo (desconfiança e suspeita) para a regra da igualdade (confiança e solidariedade).
- A sociedade é um bem comum que atua na proteção contra o tríplice veneno (silenciamento, exclusão e humilhação).
- O aumento da individualidade e busca do bem-estar individual coloca em descrédito a democracia representativa.
- Maior Medo = Maior Insegurança
- Risco da democracia: Proteger o social dos medos ao invés de proteger a utilidade social dos cidadãos; fadiga da liberdade para os outros.
- Como o local influencia o global, inexiste a democracia local.
Uma Requiem para o comunismo (Zygmund Bauman)
- Comunismo, sólido/moderno: resposta às fragilidades dos laços e aumento do mercado.
- Projeto da modernidade: reação a decadência das estruturas e reformulação dos laços sólidos.
- Duplo pecado do K: Esbanjamento (produção excedente) e Injustiça (maior exploração)
- Direito a propriedade privada da produção coloca a lógica da produção maior que a lógica da satisfação.
- Inexiste a revolução proletária porque a satisfação dos trabalhadores está dentro da lótica do K. O suborno da burguesia trabalhadora a inexistência da consciência impossibilitam a revolução a partir dos trabalhadores.
- Comunismo (Lênin) é o atalho para a revolução: sentença de morte à solidariedade humana; cortar quem não se encaixa; pleno controle do destino; ascensão da modernidade sólida.
- A modernidade líquida matou o comunismo. (desejos infinitos e redes sociais)
- O projeto do comunismo não foi implementado. Há a morte do comunismo?
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