quinta-feira, 15 de maio de 2014

Participe de um teste individual

A partir de nossas experiências conseguimos construir um parâmetro para vivermos. Mas o que fazer quando precisamos preocupar-nos, quase na totalidade, com a necessidade de apenas sobreviver?

As atividades que realizamos para garantir a nossa própria sobrevivência e de nossa família acabam por estrangular a necessidade de olharmos para nossa vida de maneira crítica e construtiva. As horas que precisamos dedicar para garantir a alimentação, a educação e a saúde são tão extenuantes que passamos a ser opressores de nós mesmos.

A opressão tanto ocorre conosco e em nós, como com os outros e para os outros. É claro que toda a gente possui um modelo de vida. Mas quando esse modelo restringe-se ao fator do ter e consumir, criamos a perversidade de levar para as nossas relações as ideias do ganhar e ter. Se procuramos esses últimos para nós, também buscamos encontrar a sua oposição que é o perder. Esse modelo, do ganhar e ter em oposição ao perder, possui sentido quando encontramos de quem ganhar e ter. O ganhar, neste caso, é no sentido de conseguir vantagem em qualquer situação onde o sentimento de satisfação individual é presente. Para que essa satisfação aconteça, busca-se um modelo onde é possível colocar toda essa engrenagem e fazer com que ela realmente possa vir a cabo. E as relações baseadas no consumo é o melhor modelo porque se consegue a lógica acaba materializando-se no dinheiro.

Criamos a impressão de conseguirmos medir as coisas de acordo com a quantidade de dinheiro envolvida. Assim, as nossas relações são baseadas no mesmo sentido e, ao fim e ao cabo, o indivíduo possui o seu "valor mensurável." Acentuar as nossas relações no dinheiro e na lógica do consumo é promover a diferença de tratamento que existe entre o conjunto de pessoas. Faça um breve experimento e preste atenção em seus sentimentos e sua forma de agir com as pessoas e tente perceber como é o tratamento com o status. Somente não repita que vc trata toda gente igual, ok?

O ganhar e ter individual, para a comunidade, encontra a sua oposição somente no PERDEMOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial