segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Doutoramento





Hoje acordei diferente.

Não sei se foi porque ouvi uma frase que achei muito boa ("Todos os dias são bons, mas uns dão mais trabalho para o ser que os outros") ou se fiz uma atividade que já não fazia á décadas, escalada. Ou quem sabe é por causa do sol brilhante e lindo que vejo da janela. Eu não sei, pode ter sido qulquer uma dessas coisas, todas juntas ou nenhuma. Apenas percebo que está diferente.

Seguramente tem alguma coisa envolvida com o período doutoral. Afinal foram quatro anos de doutorado que, na verdade, pode ser extendido para quase dez. Porque o período da pesquisa é desde 2010.

Após finalizar a Tese em dezembro, hoje foi a primeira vez que consegui olhar para ela sem algum julgamento negativo. Como a fase de entrega na Universidade foi bem aborrecida, tinha colocado no material o reflexo das más experiências com a sua entrega. Mas hoje acordei com um sentimento enorme: Gratidão.

Gratidão por todas as pessoas que passaram por ela. Sejam aquelas que eu entrevistei ou qualquer outra que encontrei pelo caminho. Quero agradecer porque, certamente, o que esses indivíduos encontraram foi um sujeito perturbado. Acho que tudo foi muito difícil desde o diagnóstico. Penso que o impacto de sair da minha zona de conforto, ver tudo a minha volta e agora voltar, não para a minha zona de conforto, mas para algo que percebo como meu, ao mesmo tempo, não meu.

É Meu porque foram as minhas próprias experiências. Vivi situações que nunca imaginei e experimentei sentimentos que, se houvesse escolha, preferia não os ter experimentado. Mas vivi e isso é o fato. Fato que dá tranqulidade para, também, não dar tamanha importância a todas as experiências vividas.

Cada pessoa tem a sua própria vivência e, consequentemente, seu próprio entendimento daquela experiência. Por isso, as histórias que eu vivi foram não minhas. Não eram minhas histórias por mais aderência que eu podia encontrar com o que ouvia. A forma de entender o vivido é único.

Hoje não é um novo dia. É somente mais um dia no processo da vida que procuramos fazer-nos pessoas felizes e produtivas. E é nisso que eu quero me apegar.

Obrigado para todas as pessoas e para a vida pela oportunidade de estar onde me encontro, de ter tido as experiências que encontrei e, principalmente, por me fazer acreditar que ainda há muito pela frente.

Rogério


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial