sábado, 9 de julho de 2016

Coisas de Coimbra

Hoje, eu respondi algumas das perguntas que me chegam. Como foi um apanhado geral sobre Coimbra, acho que pode ser interessante para outras pessoas. A mensagem foi a seguinte:

A ambiente da Un. de Coimbra é muito bom. @s professor@s são abertos para conversas, novas ideias e proposições de eventos, seminários e artigos.

@s colegas discentes ou investigadores também possuem um diferencial interessante. Cada "cabeça" de uma linha de pesquisa é um outro mundo a conversar, conhecer, divergir e aprender. O incentivo ao debate é contínuo. Mas, ao mesmo tempo, dependendo do que deseja, você pode participar menos das atividades ou, até, ficar isolad@, se assim desejar. 

O primeiro semestre, que engloba setembro a dezembro, é mais produtivo. Depois, há uma série de festas da cidade e da Universidade que tornam tudo mais espaçado e menos corrido. Todavia, deve-se perceber que o prof. Boaventura está em Coimbra entre março e junho. Época em que ele profere as aulas magistrais. Depois de maio, que é a época da queima das fitas, até setembro, a cidade pára. Saem os estudantes, chegam os turistas e as atividades na Universidade desaceleram. Veja que sempre há atividade por aqui, o que muda é a intensidade e o volume de pessoas que participam. 

Outro ponto interessante, e se desejar, é realizar os contatos com profs. de outras universidades. O Brasil possui o maior número de investigadores/estudantes, mas há gente de toda a parte, principalmente, do "Sul Global".

O CES é uma arena política. O pensamento crítico é afiado e, seguramente, é o lugar certo para quem busca horizontes para militância e ação direta.

Para ajudar o ambiente universitário, a cidade de Coimbra é super charmosa. É pequena mas o leque de atrações culturais são vários e diversos. Também, possui um custo de vida baixo e é meio caminho para o Porto e para Lisboa. A única chateação é que não possui aeroporto perto.

Bem, acho que é isso, pensando no que eu poderia ajudar. Se houver alguma informação específica que queira saber, por favor, diga-me. 

=====
É só perguntar! ;))

Página Inicial